Legado da Comunicação

AvatarNerdisses e Web(Design) em um só blog.

O que é Comunicação?

A sociedade é formada através dela, pois é o primórdio de toda essa massa que necessita trocar informação. É o valioso ideal de algo, afinal o conhecimento só pode ser distribuído através da comunicação.

Ela só pode ser feita se haver uma relação, incluir participação e tornar-se algo comum em uma comunidade, para finalmente termos um compartilhamento da informação. Hoje em dia o termo comunicação pode ser aplicado de várias formas, como em união, ligação e entendimento de algo. Isso tudo se dá a alguns conceitos bem importantes. Dentre eles, o mais relevante conceito é a “Emissão – Transmissão – Recepção”, tão importante em nosso meio, tão importante para que a comunicação ocorra.
Destrinchando um pouco esta “fórmula básica” teremos então:
  • Emissor: capaz de produzir, reproduzir ou transmitir uma mensagem para o receptor.

  • Mensagem: algo com finalidade de informação que poder ser emitida para um receptor.

  • Receptor: ser capaz de receber a informação, em forma de mensagem.
Na década de 70 foi descoberto o homem social, mas o que é isso? É uma pessoa cujo poder que possui de se comunicar, cria uma sociedade, comunidade, a participação nas informações e idéias. Como o homem é o criado de sua própria sociedade, é a partir a década de 70 que se presta mais atenção a estes detalhes, que o ajudariam a partir deste momento a criar um elo de conhecimento muito grande.

Dentre as características do uso da comunicação pelo homem, se destaca o uso dela na difusão de ciências. Acredito que a comunicação contribuiu muito mais para uma época mais próxima da nossa, do que na década de 70, o argumento para essa afirmação é a existência da internet, crucial para o desenvolvimento e comunicação militar no começo de seu tempo.

Apesar dos prós, existem os contras, quando descoberta a comunicação do homem social, ela abriu portas para as formas desumanas para trabalhar, já que a comunicação gerava a informação sobre o que o mundo em si necessitava, assim iniciando um grande ciclo de competição entre indústrias, formando uma exploração do trabalhador, a forma de ensino mudou, é mais fácil ensinar como fazer para ficar com um belo currículo, do que aprender as ciências em sua magnífica essência. Onde está o prazer? Se foi.

Ela se reflete nos pequeninos que ficam enfileirados em suas salas presenciando uma educação e instrução vertical, sendo seu professor um vomitador de palavras sem sentimento, os alunos não perguntam, e mal sabem que podem cuidar da pequena horta de sua casa se as aulas de geografia e biologia fossem mais interessantes e houvesse o mais importante, diálogo, um fator decisivo para se passar informação, e ter então seu feedback para assim ambos os lados colherem frutos do conhecimento.
A vida social, depois que a comunicação do homem social foi descoberta, foi presenteada com o conhecimento partilhado, ou amaldiçoado com a cobrança que impôs ao indivíduo que se encaixa no ciclo? Pois duvido muito que isso seja uma árvore de frutos poderes. O homem com sua incrível capacidade deturpa a essência da comunicação, e em sua maioria, esmaga aqueles que são carentes de informação, creio que a comunicação seja a bênção esquecida nas ilhas da ignorância, e que somente sobrou os resquícios do capitalismo em cima de um falso mapa para achar este tesouro.

0 comentários:

Postar um comentário