Legado da Comunicação

AvatarNerdisses e Web(Design) em um só blog.

Descrição da Estrutura de Usabilidade através de seus componentes


Ela enfatiza que a usabilidade de um produto não é medida apenas pelas características do próprio produto, mas também pelas circunstâncias específicas nas quais um produto é utilizado.

Esta norma também enfatiza qual das informações é relevante para ser considerada em uma avaliação de usabilidade em termos de medidas de desempenho e satisfação do user. Nem só o equipamento é levado em conta para os testes, o ambiente, o tipo de usuário, os equipamentos envolvidos, todos são relevantes e fatores muito importantes para se realizar um teste com o máximo de acerto. Quando as necessidades do usuário são satisfeitas é que importa, pois isso avalia o trabalho todo.

O produto não pode ser avaliado a esmo, deve-se dividi-lo em atributos, para assim serem considerados durante todo o processo, isso torna o teste de usabilidade uma fase tão importante, e tão necessária para as empresas.

A ergonomia é a peça-chave para avaliação, pois ela vai revelar a adaptação das tarefas ao homem (e não do homem as tarefas impostas pelo produto). O foco é baseado na capacidade de usuário em trabalhar de modo eficaz, resultando em satisfação. Para isso são feitos os testes antes de colocar o produto no mercado de trabalho, mas tudo depende do contexto usado, para então definir um nível médio de avaliação. Temos também sempre que levar em conta a bagagem de experiência, conhecimento, educação, treinamento, atributos físicos e capacidades sensoriais e motoras do usuário com relação ao produto, caso não se tenha uma medida de avaliação, deve-se basear na percepção do usuário com relação ao foco de avaliação, mas sempre tomando cuidado com a generalização dos resultados.

Seguir algumas diretrizes podem ajudar a alcançar um bom resultado, portanto sempre quando realizamos a construção de um produto (um equipamento, um site, uma forma mais “mecânica” de comunicar), sendo assim podemos trabalhar com três tópicos importantes; são eles:


  • Eficácia: Usado para definir a acurácia e completude com que os objetivos podem ser alcançados.

  • Eficiência: Este relaciona o nível de Eficácia alcançada ao avaliar os recursos. Para o teste são usados esforço físico e mental, tempo, custo de material.

  • Satisfação: Mede o quão livre o usuário está livre de desconforto e sua reação ao usar o produto.

0 comentários:

Postar um comentário